SIGA-NOS
ITBI - Somente após a transferência da propriedade do imóvel

ITBI - Somente após a transferência da propriedade do imóvel

11
JUN

Por Laudelino João da Veiga Neto - OAB/SC 20.663


Com participação de Maridiane Fabris - OAB/SC 45.283 


 


O Supremo Tribunal Federal, em recente decisão (ARE 1.294.969), pacificou o entendimento que o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) possui como fato gerador a efetiva transferência da propriedade imobiliária, que se dá mediante o registro do título translativo, a exemplo da escritura pública de compra e venda, perante o Cartório de Registro de Imóveis do Município. 


 


Ocorre que na prática é praxe os tabelionatos de notas já exigirem previamente o comprovante de recolhimento do ITBI para lavrarem a escritura de compra e venda do imóvel, bem como os Cartórios de Registro de Imóveis para registrá-la. 


 


Assim, considerando a decisão do Supremo Tribunal Federal possui repercussão geral, o Imposto Sobre Transmissão de Bem Imóveis (ITBI) só poderá ser exigido após a transferência da propriedade do imóvel, ou seja, somente após registro do título translativo. 


 


Neste contexto, caso o imposto seja exigido antes, o Supremo Tribunal Federal e os advogados especialistas entendem que essa cobrança é ilegal, uma vez que não se operou o fato gerador do imposto. 


 


Por fim, é importante ressalvar que por reflexos da decisão do Supremo, não incide o ITBI nos contratos cujos bens não tenham sidos de fato transmitidos, a exemplo dos contratos de promessa de compra e venda ou cessão de direitos aquisitivos do imóvel, pois nestes cassos não há a transferência da propriedade, mas tão somente de direitos do imóvel. 


 


Fonte: Informativo Construir - Sinduscon Rio do Itajaí - Maio de 2021


 


 



Compartilhe

Itajaí


ERGUIDA NO ENCONTRO DO RIO ITAJAÍ-AÇU COM O MAR, ITAJAÍ FICA SITUADA NO LITORAL NORTE DE SANTA CATARINA, ESTADO DA REGIÃO SUL DO BRASIL. A CIDADE TAMBÉM É REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E QUALIDADE NA PESCA, SENDO QUE O SETOR REPRESENTA O SEGUNDO PIB DE ITAJAÍ.

HOJE O MUNICÍPIO ABRIGA UM DOS MAIORES COMPLEXOS PORTUÁRIOS DO PAÍS. O PORTO DE ITAJAÍ É O SEGUNDO PORTO BRASILEIRO EM MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS EM CONTÊINERES, BEM COMO O MAIOR EXPORTADOR DE CARNES CONGELADAS DO BRASIL.
ITAJAÍ FICA SITUADA NO LITORAL NORTE DE SANTA CATARINA. A CIDADE TAMBÉM É REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E QUALIDADE NA PESCA. SAIBA MAIS


Navegantes


PRIVILEGIADA PELA NATUREZA, A CIDADE DE NAVEGANTES NASCEU VOLTADA PARA O MAR E LOGO FOI COLONIZADA POR AÇORIANOS. CONTA COM UM POVO HOSPITALEIRO E OSTENTA UM DOS MAIS BELOS BALNEÁRIOS DE SANTA CATARINA, COM INÚMEROS PONTOS TURÍSTICOS.

DESTAQUE PARA O FAROL DA BARRA, COM A ENTRADA E SAÍDA DE NAVIOS DIARIAMENTE, O AEROPORTO, E SUAS PRAIAS, QUE DURANTE A TEMPORADA, RECEBEM VERANISTAS E TURISTAS DE TODOS OS LOCAIS DO PAÍS E ATÉ DO EXTERIOR.
PRIVILEGIADA PELA NATUREZA, A CIDADE DE NAVEGANTES NASCEU VOLTADA PARA O MAR E LOGO FOI COLONIZADA POR AÇORIANOS.

Nós usamos cookies !

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Confira politica de privacidade.

ESPAÇO CORRETOR


Bem-vindo (a) ao portal do corretor. Informe seus dados para o acesso:





ESPAÇO CLIENTE


O seu espaço, atualizações e informações para você que é ou pretende ser cliente Amalfi.





ESQUECEU A SENHA


Informe o e-mail cadastro, você receberá uma nova senha no seu e-mail.